Artigo para Pensar
Lisboa
Trabalho
desenvolvido pela Invest Lisboa desde a sua criação
A Invest Lisboa é uma parceria entre a Câmara Municipal de
Lisboa (CML) e a Associação Comercial de Lisboa / Câmara do Comércio e
Indústria Portuguesa (ACL), que conta com o apoio da AICEP e foi fundada em Fevereiro
de 2009 com o objectivo de captar empresas e investimentos para Lisboa e com
duas áreas de actuação, a promoção, e o apoio aos Investidores, Empresas e
Empreendedores com projectos de investimento no Concelho de Lisboa.
O nosso apoio consiste no fornecimento de informações,
contactos, oportunidades de investimento, locais para instalação dos negócios,
procedimentos necessários aos licenciamentos e consultoria desde a ideia até à
concretização do investimento e é personalizado, gratuito e confidencial e está
disponível independentemente da nacionalidade, do sector de actividade e da
dimensão dos projectos. Basicamente perguntamos aos nossos clientes o que
necessitam para implementar os seus projectos e trabalhamos a partir daí. Não
desenvolvemos trabalhos especializados, como por exemplo estudos de mercado,
pois somos apenas duas pessoas, mas procuramos ser facilitadores e responder
com a maior rapidez a todas as questões que nos colocam.
Até este momento, e desde a nossa fundação, apoiámos 618
projectos de investimento, 66 dos quais estão implementados ou já viram terminada
a nossa intervenção e estão em vias de implementação.
No sentido de prestar um bom serviço aos Investidores,
Empresas e Empreendedores fomos construindo uma rede alargada de parceiros, entre
instituições públicas e privadas e criámos alguns serviços de apoio, como sejam:
um serviço de escritórios virtuais, alternativa económica para a instalação de
empresas que não necessitem de instalações fixas e permanentes, por exemplo,
numa fase inicial de penetração no mercado; contribuímos decisivamente para a
criação da Startup Lisboa, a nova incubadora de empresas de Lisboa, da qual, em
conjunto com a CML, Montepio e IAPMEI fazemos parte da Direcção e que está a
ser o embrião de um novo posicionamento de Lisboa como uma Startup City; organizamos workshops gratuitos, com o apoio de
especialistas, sobre temas que consideramos de interesse para investidores e
empreendedores como Planos de Negócios, Reabilitação Urbana, Franchising,
Licenciamento de estabelecimentos de restauração e bebidas, Search Engine
Optimization (SEO), entre vários outros. Em 2011 realizámos 16 e este ano já
foram realizados 12. Recentemente implementámos também uma Bolsa de Permutas
para Empreendedores, ainda em fase experimental (www.investlisboa.com), e estamos
a trabalhar no sentido de contribuir para a criação de um Fundo de Capital
Semente específico para Startups a implementar em Lisboa.
No que diz respeito ao apoio ao empreendedorismo em Lisboa
procuramos trabalhar em três vertentes: Formação (através dos workshops), disponibilização
de instalações (Escritórios Virtuais, Incubadora, e oferta mais direccionado
para o comércio, indústrias criativas, etc., em que estamos a trabalhar) e no
financiamento (Fundo de Capital Semente).
Quanto à promoção, de uma forma geral, procuramos
posicionar Lisboa como uma plataforma entre o mercado europeu e as economias
emergentes de língua portuguesa, sob o conceito Atlantic Business Hub. Quando os nossos alvos são economias
desenvolvidas posicionamos Lisboa também como o local ideal para nearshoring, ou seja, para a instalação
de Centros de Serviços de Excelência e quando os nossos mercados-alvo são as
economias emergentes, posicionamo-nos como porta de entrada no mercado europeu
(500 milhões de consumidores). Complementamos estas mensagens com vários
argumentos, como: o facto de em Lisboa estarem disponíveis recursos humanos,
escritórios e infra-estruturas de excelente qualidade aos custos mais
competitivos da Europa; de Lisboa beneficiar de uma qualidade de vida sem
paralelo a nível mundial, também a baixo custo; de Lisboa ser uma cidade
acolhedora e tolerante, verdadeiramente universal, que recebe bem as pessoas de
todas as culturas e nacionalidades, entre muitos outros.
Tendo em conta os recursos disponíveis para a promoção,
apostamos principalmente nas ferramentas digitais e na organização de acções
promocionais no exterior. Recebemos também várias delegações empresariais
estrangeiras que muitas vezes nos chegam através da ACL e da CML. Para a
promoção digital temos o nosso site (em fase de reestruturação), como base e
complementamos com o facebook, twiter, linkedin, you tube e e-newsletters. Lançámos
em Maio o vídeo Lisbon Startup City que já vai com mais de 72.000 visualizações
e teve um impacto muito superior pois foi visto em eventos, noutras páginas e
referido em jornais, tv, etc.. Dado o sucesso deste vídeo estamos a preparar um
novo vídeo promocional que esperamos consiga atingir um número de visualizações
muito superior.
No caso das acções promocionais no exterior no ano passado
realizámos sete acções e este ano já realizámos acções no MIPIM (uma das
principais feiras internacionais do sector imobiliário) e na Embaixada de
Portugal em Oslo, estivemos presentes na FILDA (Feira Internacional de Luanda)
e vamos participar em Setembro num debate em S. Petersburgo, para o qual fomos
convidados, e no Salão Imobiliário de Paris, organizado pela Câmara de Comércio
e Indústria Franco-Portuguesa.
A qualidade da nossa estratégia foi reconhecida pelo fDi
(do Grupo Financial Times) pois atribuiu a Lisboa a segunda melhor estratégia
de captação de investimento do Sul da Europa. É importante, no entanto, salientar
que não vemos a estratégia e os planos de actividade como questões fechadas, vamos
corrigindo e adaptando a nossa actuação em função do que vamos aprendendo com os
nossos interlocutores e também das oportunidades que vamos detectando a cada
momento. De uma forma geral temos atingido, e em muitos casos ultrapassado, os
objectivos definidos, mas naturalmente que gostaríamos de ter melhores
resultados para apresentar (principalmente mais empregos criados), no entanto,
é preciso reconhecer que existem muitos factores a afectar a decisão de instalar
uma empresa ou realizar um investimento para além da promoção e da
disponibilização de informações. Pela nossa parte tentamos fazer o nosso
melhor, mas todos somos poucos para a dimensão dos desafios que Lisboa tem pela
frente quando temos como objectivo tornar Lisboa uma das principais cidades
mundiais na captação de investimentos.
Rui Ramos Pinto Coelho
Director Executivo
Fica um texto sobre o Invest Lisboa. Queria agradecer em nome do Pensar Lisboa a amabilidade do Director Executivo, Rui Ramos Pinto Coelho, em aceitar o nosso desafio e escrever-nos este texto sobre o trabalho que a Invest Lisboa tem desenvolvido em prol da nossa cidade.
ResponderEliminarInteressante artigo. Não conhecia o seu trabalho.
ResponderEliminarObrigado por partilharem.
Cmpts. J R Galvão