quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parque Escolar mete MUITA ÁGUA!!!




Em tempos, do liceu, tive um privilégio enorme de ser presidente da Associação de Estudantes da Secundária Filipa de Lencastre e de pertencer a um um grupo de pessoas e a um projecto académico bastante interessante.
As ideias fluíam, a vontade aparecia e o trabalho surgia! Infelizmente, na altura, como a escola estava em obras e um dos projectos que era fazer uma festa de finalistas, não nos foi permitido fazer dentro das instalações pelas razões óbvias de insegurança.

No entanto, algo me parecia estranho e sentia a obrigação de descortinar certas situações que não me faziam sentido.... Como sempre em Portugal, poucos se responsabilizam, os orgãos administrativos nunca dão a cara para nada e consequentemente via as minhas perguntas sem resposta!

Já estávamos em crise, não havia dinheiro, mas havia uma empresa chamada de Parque Escolar que vinha fazer obras de requalificação nestas míticas escolas portuguesas que se andavam a degradar.
Bem que a escola precisava de obras... chovia nas salas de aula e os projectos depois de terminados até parecem ser bastante interessantes!

Mas estas belas obras implicavam virem ter comigo e dizer para tirar as máquinas de chocolates e mesmo os matraquilhos do recinto!!! Porque o recinto era deles!!! E a directora dizer que qualquer evento, como um torneio de futebol no ginásio tinha que ter permissão desta Empresa...? Ou a administração mentia ao órgão representante dos alunos ou esta empresa era mesmo um grande fantasma...!

Decidi tornar-me então o fantasma deles!!! Não podia deixar de seguir as notícias de quem queria tirar os chocolates às crianças e das poucas fontes de financiamento da associação para de vez em quando poder dizer que existia!

Tudo isto das escolas remodeladas pode parecer muito bonito, e até há vídeos que o provam [ http://www.youtube.com/parqueescolar ] mas a verdade o outro lado da moeda é esta:

- A Parque Escolar é a quinta Empresa Pública mais endividada de Portugal, mesmo tendo um duplo financiamento, o Estado dá dinheiro para remodelar as escolas e as escolas pagam uma renda mensal passando a serem inclinas dos seus próprios espaços! (estes contratos prevêem datas desconhecidas como sempre!).
- Os consumos energéticos das escolas aumentaram entre 3 a 10 vezes mais, e estas que já não tinham dinheiro para nada, quanto mais agora para pagar o ar condicionado...
- Os projectos? Esses foram aprovados por ajuste directo!!!
- Incentivar as pequenas e médias empresas de construção e promover o emprego...? Já se sabe que os projectos foram entregues às grandes construtoras!! digamos que é mais uma daquelas ideia para alimentar os lobbys que nós por cá já bem conhecemos! AMIGOS DESTES PRECISAM-SE!!
- No sector da construção, existem 3 insolvências por dia. Se a Parque Escolar suspender trabalhos, teme-se que sejam 6 insolvências por dia. A força do nosso tecido empresarial totalmente rebentado com o intervencionismo Estatal.

E QUEREM SABER A MELHOR??? AS ESCOLAS CONTÍNUAM A METER ÁGUA!!! TANTA COISA PARA CONTINUAR A PINGAR DENTRO DAS SALAS DE AULA!!

AHAHAH Agora tirem as vossas conclusões... E mais não digo senão ninguém lê o artigo.

Links informativos:
- http://economico.sapo.pt/noticias/fim-da-parque-escolar-ameaca-duplicar-falencias-das-construtoras_126572.html
- http://www.youtube.com/watch?v=cRgykNufoY0
- http://www.ionline.pt/conteudo/134472-parque-escolar-tem-77-escolas-em-obras-mas-so-ha-dinheiro-ate-janeiro

3 comentários:

  1. Mais uma vez eu não entendo. Não entendo porque simplesmente para a minha cabeça, e acreditem que não sou um génio, há coisas que ultrapassam todos os limites!
    Como é que este género de informações e do conhecimento público e ninguém faz nada?
    A minha indignação sugere que denunciemos estes casos revoltantes um pouco mais além do blogue.

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  2. *Como é que este género de informação é do conhecimento público e ninguém faz nada?

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  3. Já fazem as coisas à frente de todos e sem vergonha nenhuma... odeio estes "intocáveis" da sociedade pela "justiça"

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