quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Incentivo vs Proibição

Desde há muito que se fala em retirar os automóveis dos centros das cidades. Concordo com a ideia mas discordo da forma como, na maioria das vezes, é implementada.

A maneira mais fácil é a proibição. Veja-se o que recentemente foi feito na baixa de Lisboa: Proibiram circulação de automóveis de matrícula anterior a 1992.

Algo que, segundo a CM Lisboa (responsável por esta absurda medida), irá ser estendido em Janeiro de 2012 a toda a cidade de Lisboa.

Sou totalmente contra. Principalmente quando depois da proibição vêm as excepções: Se tiver catalisador, ou se for de interesse histórico, ou se for ao fim-de-semana...

Qualquer pessoa competente e de bom senso saberá que a maneira correcta de retirar automóveis dos centros é disponibilizar bons e integrados transportes públicos.

Não sei de quem é a responsabilidade da medida que apresento, mas esta sim é uma boa medida, que incentivará as pessoas a não circular de automóvel no centro da cidade de Lisboa.

O título de transporte "Parque & Transportes Públicos" custa 49€ integrando passe de Metro/Carris e Estacionamento, em dezenas de parques de Lisboa geridos pela EMEL ou EMPARK.

Os parques situam-se em: Colégio Militar, Sete Rios, Álvaro Pais, Biblioteca, Universidade, Campo Grande, Areeiro, Estação do Oriente, Docas e Alvalade XXI.

1 comentário:

  1. Se calhar, um bocadinho de bom senso e coerência podia ajudar neste género de situações. Mas como pensar cansa muito, e ninguém está para isso, as medidas impostas pela Câmara de Lisboa são muitas vezes vergonhosas.

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